INSPER SPORTS BUSINESS
  • HOME
  • SOBRE
  • ÁREAS
  • PROJETOS
  • EVENTOS
  • CONTATO

CONTEÚDOS

Textos, artigos e outros conteúdos esportivos desenvolvidos pela equipe de Pesquisa & Desenvolvimento do Insper Sports Business, e validados por membros do conselho da entidade. Os temas giram em torno de gestão esportiva e aspectos financeiros. Para isso, os membros passam por capacitações de professores ou profissionais da área.

SUPERBOWL 56

13/2/2022

 
Imagem
Campeões do mundo, este é o título que os times da NFL se dão ao ganharem o jogo mais importante do futebol americano, o Super Bowl. Após 55 edições desse jogo, chegamos ao Super Bowl LVI, que ocorrerá dia 13/02/2022 em Los Angeles no SoFi Stadium, e terá como seus participantes o Los Angeles Rams (campeão da conferência nacional e coproprietário do estádio) e o Cincinnati Bengals (campeão da conferência americana), dois times que apesar das diferentes ideologias, terão a chance de levar o troféu Vince Lombardi para casa.
          O futebol americano é um esporte que cresce demais em vários países, como no México e Brasil, porém, no próprio Estados Unidos é um esporte que cada vez é mais dominante, tendo maior proporção de audiência que o basquete, por exemplo. Com isso, não é surpresa que o Super Bowl seja o evento mais assistido dos esportes americanos, e com essa audiência toda, as oportunidades de monetização são amplas. No Super Bowl LV entre Tampa Bay Buccaneers e Kasas City Chiefs, as receitas advindas de publicidade, foram de aproximadamente US$ 545 milhões (recorde histórico), sendo que cada 30 segundos de propaganda, custaram US$ 5,6 milhões, mostrando como é um jogo importante não só para os estadunidenses, mas para o mundo. Um dos motivos pelo qual esses valores são tão altos, é porque além do jogo, há o Show do Intervalo, que sempre traz grandes artistas para se apresentarem entre os tempos do jogo. Nesse ano, no Show do Intervalo teremos Snoop Dogg, Dr. Dre, Kendrick Lamar, Mary J. Blidge e Eminem, um grupo de cantores de Hip hop que com certeza atrairá pessoas que não se importam com o jogo, o que provavelmente levará o preço das publicidades a aumentar.   A atual edição do Super Bowl tem tudo para ter números ainda melhores, por conta disso tudo e por causa de toda a história dos times participantes.
          O Los Angeles Rams é um time que tem apenas 1 título de Super Bowl, que aconteceu na temporada de 1999, e desde então, procura um segundo para voltar ao topo da NFL. Após perder em 2019 para o New England Patriots de Tom Brady no Super Bowl LIII, os Rams prejudicaram seu futuro para focar no presente, trocando diversas escolhas de Draft e gastando grande parte do seu salário na contratação de jogadores em seus auges, apostando no famoso “win now”, como foi o caso de seu quarterback Matthew Stafford, que foi adquirido em 2021 numa troca que envolvia 2 escolhas de primeira rodada de Draft (de 2022 e 2023, já que a de 2021 já havia sido negociada na troca do cornerback estrela Jalen Ramsey). Com isso, o time da Califórnia deu para seus veteranos no auge, a chance de ganhar um Super Bowl, como é o caso de Aaron Donald (discutivelmente o melhor jogador defensivo da história da NFL) e do próprio Matthew Stafford (passou 12 temporadas no Detroit Lions, sem ganhar nenhum jogo de playoff e tendo campanhas majoritariamente perdedoras).
          Já o Cincinnati Bengals, um time sem nenhum Super Bowl e que muitos colocavam no início da temporada como último de sua divisão, adotou uma postura completamente oposta; deixar seus jogadores veteranos irem embora, apostar no Draft e não realizar grandes contratações, esperando que os jogadores jovens se desenvolvessem. Ao selecionarem Joe Burrow (quarterback com melhor temporada na história do futebol americano universitário) na 1ª escolha geral do Draft de 2020, os Bengals esperavam começar sua reconstrução, selecionando no Draft seguinte, Ja’marr Chase (recebedor que jogou com Burrow na temporada histórica), na 5ª escolha geral, esperando que a dupla obtivesse sucesso no nível profissional também. Porém, não se esperava um resultado tão imediato, já que na segunda temporada de Burrow e primeira de Chase, o time já se encontra em um Super Bowl, com a conexão da dupla sendo uma das mais impressionantes da liga, quebrando diversos recordes e vencendo times que num geral, eram melhores que os Bengals.
          Dizer qual é melhor não é tão simples já que cada uma das montagens de elenco tem seus lados positivos e negativos, porém algo que é certo, é que o Super Bowl LVI tem tudo para ser um dos melhores jogos dos últimos anos, já que se trata de dois times explosivos que procuram pontuar o máximo possível. Ter esse tipo de jogo e potencialmente um dos melhores Shows do Intervalo da história é muito bom, já que o Super Bowl é uma porta de acesso ao futebol americano para diversas pessoas. 
 
João Brito
​

<<Previous

    Categorias

    All
    Atletismo
    Basquete
    Curiosidades
    E-sports
    Futebol
    Futebol Americano
    Futebol Feminino
    Inclusão No Esporte
    Inclusão No Esporte
    Olimpíadas De Inverno
    Surf

    Histórico

    February 2022
    January 2022
    August 2021
    March 2021
    January 2021
    July 2020
    June 2020
    April 2020
    October 2019
    September 2019
    July 2019
    May 2019
    April 2019
    March 2019
    December 2018
    November 2018
    September 2018
    August 2018
    May 2018

     EQUIPE

    A área de Pesquisa & Desenvolvimento é composta por membros responsáveis por gerar conteúdos relevantes e atrativos para a entidade.

Imagem
HOME
​​Projetos
Eventos 



SOBRE
Missão, visão e compromisso
Áreas de atuação
​
EVENTOS
Semana ISB 2023.1
Semana ISB 2022.2
​
CONTATO
inspersb@gmail.com
Insper, Rua Quatá, 300
REDES SOCIAIS
Instagram: @inspersb
LinkedIn: Insper Sports Business


  • HOME
  • SOBRE
  • ÁREAS
  • PROJETOS
  • EVENTOS
  • CONTATO