INSPER SPORTS BUSINESS
  • HOME
  • SOBRE
  • PROJETOS
  • CONTEÚDOS
  • EVENTOS
  • CONTATO
  • PROCESSO SELETIVO 2022.1

CONTEÚDOS

Textos, artigos e outros conteúdos esportivos desenvolvidos pela equipe de Pesquisa & Desenvolvimento do Insper Sports Business, e validados por membros do conselho da entidade. Os temas giram em torno de gestão esportiva e aspectos financeiros. Para isso, os membros passam por capacitações de professores ou profissionais da área.

Copinha: Por trás do maior campeonato de base do brasil

8/1/2022

 
Imagem
Com o passar das festas de fim de ano, chega o mês de janeiro, e junto dele chega a Copa São Paulo de Futebol Júnior, mais conhecida como Copinha. Neste ano a maior competição SUB-20 do Brasil teve início no dia 2 de janeiro e a final, como todo ano, será no dia 25 de janeiro no aniversário da cidade de São Paulo. Esse torneio teve sua primeira edição no ano de 1969 e desde então tiveram 51 edições, lembrando que no ano de 2021 a Copinha foi cancelada devido à COVID-19 e que último campeão foi o Internacional, em 2020. Essa competição é muito valorizada no Brasil devido ao seu alcance: 128 times do Brasil inteiro disputando o título. Por conta desse alcance gigantesco, ela passa a ter uma importância maior ainda aos jogadores, tendo em vista que ela já ajudou a revelar craques do futebol como os campeões mundiais Kaká, Rogerio Ceni e Cafu, além do naturalizado português Deco e a jovem promessa da portuguesa, Dener, que faleceu antes de vingar, e muitos outros mais.
No contexto atual, diversos jogadores de extrema importância têm seus nomes na história da Copinha, como é o caso de Neymar; no PSG desde 2017 quando se tornou a transferência mais cara da história (€222 milhões), que teve como início de sua carreira a copinha, onde estreou em 2008 pelo Santos, com apenas 15 anos. Outros craques como um dos capitães da seleção brasileira, Marquinhos, e o principal nome do Real Madrid nessa temporada, Vinícius Junior, também tiveram seu início no torneio jogando pelo Corinthians e Flamengo, respectivamente. A dupla de Casemiro, tetracampeão da Champions League, e Lucas Moura, com passagem pelo PSG e atualmente no Totteham, também são relevantes, já que disputaram a Copinha juntos, pelo São Paulo.
Apesar de diversos craques terem surgido na Copinha, eles são a grande minoria. Além de aproximadamente, só 13% dos jogadores da Copinha ganharem chance nos times profissionais, cerca de 55% dos jogadores de futebol no Brasil ganham um salário-mínimo, enquanto apenas 12% recebem mais de 5 mil reais por mês. Com isso é notável que de fato ser jogador de futebol no Brasil não é normalmente o luxo que aparenta, ainda mais se for levado em conta de 80% do valor dos salários no Brasil está concentrado em apenas 7% dos atletas. Há uma falsa ilusão de que ser jogador é sinônimo de riqueza e fama, o que não condiz com a realidade da maioria.
A Copinha traz bastante visibilidade a jovens talentos que normalmente não teriam essa oportunidade, e apesar de pelos números não parecer, acaba sendo uma das principais portas de entrada ao mundo do futebol, já que por outras vias, as proporções de jogadores que ganham chances são significantemente menores. Deste modo, apesar de ser perceptível que jogar a Copinha não é uma certeza que se irá ter uma chance de jogar profissionalmente, ela ainda ajuda a motivar os jovens que sonham em jogar no futebol de alto nível e terem carreiras assim como as de seus ídolos.
 
André de Magalhães Silvestre
​

    Categorias

    Todos
    Atletismo
    Basquete
    Curiosidades
    E-sports
    Futebol
    Futebol Americano
    Futebol Feminino
    Inclusão No Esporte
    Inclusão No Esporte
    Surf

    Histórico

    Janeiro 2022
    Agosto 2021
    Março 2021
    Janeiro 2021
    Julho 2020
    Junho 2020
    Abril 2020
    Outubro 2019
    Setembro 2019
    Julho 2019
    Maio 2019
    Abril 2019
    Março 2019
    Dezembro 2018
    Novembro 2018
    Setembro 2018
    Agosto 2018
    Maio 2018

     EQUIPE

    A área de Pesquisa & Desenvolvimento é composta por membros responsáveis por gerar conteúdos relevantes e atrativos para a entidade.

Imagem
Home
​
​Projetos
Eventos 
​Apoiadores
Conteúdos
​
Eventos
​Panorama 2019.1
Panorama 2019.2

Contato
inspersb@gmail.com
Insper, Rua Quatá, 300
Sobre
Missão, visão e compromisso
Áreas de atuação
​

Imagem
  • HOME
  • SOBRE
  • PROJETOS
  • CONTEÚDOS
  • EVENTOS
  • CONTATO
  • PROCESSO SELETIVO 2022.1