Insper Sports Business
  • HOME
  • SOBRE
  • CONTEÚDOS
  • EVENTOS
  • CONTATO
  • PROCESSO SELETIVO
  • PANORAMA ESPORTIVO 2020.1

CONTEÚDOS

Textos, artigos e outros conteúdos esportivos desenvolvidos pela equipe de Pesquisa & Desenvolvimento do Insper Sports Business, e validados por membros do conselho da entidade. Os temas giram em torno de gestão esportiva e aspectos financeiros. Para isso, os membros passam por capacitações de professores ou profissionais da área.

O City Football Group e sua estratégia de expansão no futebol mundial

23/8/2018

Comentários

 
Imagem
O City Football Group, grupo conhecido principalmente por ser proprietário do Manchester City deseja ter influência intercontinental colocando em prática uma estratégia que vai além da que se vê em grandes equipes como o Manchester United, Arsenal e Real Madrid. Enquanto os maiores clubes do continente trabalham sua imagem através da manutenção de grandes jogadores em seus elencos e a partir da geração de conteúdo proprietário de qualidade para seus fãs, o CFG, sigla do grupo, além de dominar as práticas supracitadas, quer expandir sua fama e conhecimento também por meio da aquisição de clubes espalhados pelo mundo, como os já existentes na Austrália, Estados Unidos, Japão, Equador e Uruguai, desenvolvendo desta forma um grande conglomerado multinacional do futebol.

Antes da criação do CFG, é preciso lembrar que em 2008 o clube Manchester City foi comprado pelo Sheikh Mansour bin Zayed al-Nahyan, proprietário majoritário do Abu Dhabi United Group (ADUG), um fundo que além do City Group, investe em outros setores, como real estate e educação. A injeção imediata de milhões de libras na equipe, com valores acima de 500 milhões de libras em contratação de jogadores nos primeiros dois anos, além dos investimentos em salários e na estrutura do clube, fez com que um time que nunca teve grande prestígio dentre os maiores ingleses e que nunca tinha ganho a Premier League, principal campeonato inglês, revertesse a situação, conseguindo em 2012 seu primeiro título inglês em 44 anos. Após ele, mais dois foram alcançados, além de constantes participações na Champions League, competição onde estão presentes os maiores clubes do mundo.

Após mudar a história do time inglês, a ADUG formalizou em maio de 2013 a criação do City Football Group (CFG), ao anunciar, em parceria com o New York Yankees, a aquisição da vigésima franquia da Major League Soccer nos EUA, que viria a se chamar New York City Football Club. Em 2015, o fundo chinês China Media Capital (CMC) se tornou sócio minoritário do CFG ao adquirir 13% do capital do grupo por um valor de US$485 milhões. Curiosamente, o mesmo CMC recentemente adquiriu também uma fatia da Suning Sports, dona da Inter de Milão, reforçando seu interesse no futebol europeu.

A principal proposta do City Football Group é entregar aos fãs uma proposta de futebol de qualidade, que passa pela construção de grandes centros de treinamento para formação e desenvolvimento de jovens jogadores, com o objetivo de criar uma cultura esportiva única e engajar os torcedores de uma maneira mais efetiva, oferecendo também uma infraestrutura atrativa para os mesmos. Um exemplo notável é a construção do Etihad Campus, que é nada mais nada menos que uma área onde o grupo construiu um colégio, um centro de esportes e construirá casas para a comunidade, transformando os arredores do Etihad Stadium, em Manchester.

As ambições do CFG entretanto vão além de apenas uma cidade ou país, já que o grupo tem buscado lugares com grande potencial de crescimento do esporte pelo mundo. A primeira equipe criada foi a Melbourne City F. C., onde uma pesquisa feita em 2015 mostra que na cidade o futebol se tornou um esporte mais praticado que o cricket, esporte popular na Austrália. A segunda foi o já mencionado New York City F. C., que estreou em 2015 na MLS, criando uma rivalidade na cidade com o já existente New York Red Bull. Os próximos times criados foram o Yokohama F. Marinos no Japão, o Guayaquil City F. C. no Equador e o último, adquirido em 2018, o Club Atlético Torque do Uruguai. Além disso, existe uma parceria do CFG com o Girona FC, onde o City empresta jogadores que estão em desenvolvimento à equipe espanhola. Após o consórcio chinês CMC ter adquirido uma participação no grupo, existem pretensões de atuação na China também, com a aquisição de um time já participante da CSL (Chinese Super League) ou com a criação de um. Já no Brasil, apesar de não existirem sinais de interesse do grupo na criação ou aquisição de um time, eventos realizados em 2017 tanto no Rio de Janeiro como em São Paulo com o objetivo de promover o relacionamento com os fãs brasileiros demonstram a atenção prestada ao mercado nacional.

O CFG teve e tem uma grande contribuição para o mundo do futebol em diversos aspectos, principalmente quando o assunto é gestão do esporte dentro e fora de campo, com contratações importantes, criações de centros de treinamentos de ótima qualidade e de um ambiente ideal para atração e fidelização do público torcedor em todo o planeta. O que podemos ter certeza é de que esse nome ainda será ouvido muitas vezes, já que o grupo pretende se expandir e se consolidar ainda mais ao longo dos próximos anos.  

João Vazquez
8º/Engenharia Mecânica
Comentários

    Categorias

    Todos
    - Basquete Brasileiro
    - City Football Group
    - Copa Do Mundo De Futebol Feminino 2019
    - E-sports
    - Futebol De Base
    - Futebol E Mercado De Capitais
    - Futebol Feminino
    - Igualdade No Esporte
    - Jogos Festivos
    - Marcas Próprias De Material Esportivo
    - Megaeventos Esportvios
    - Modernização Das Arenas
    - NBA E WNBA
    - Olimpíadas: Atletismo
    - Olimpíadas: Surf
    - Rascismo No Esporte
    - Sports IoT
    - Surf Feminino
    - Trasngêneros No Esporte
    - VAR: O QUE É?
    - VAR: USO

    Histórico

    Janeiro 2021
    Julho 2020
    Junho 2020
    Abril 2020
    Outubro 2019
    Setembro 2019
    Julho 2019
    Maio 2019
    Abril 2019
    Março 2019
    Dezembro 2018
    Novembro 2018
    Setembro 2018
    Agosto 2018
    Maio 2018

     EQUIPE

    A área de Pesquisa & Desenvolvimento é composta por 5 membros responsáveis por gerar conteúdos relevantes e atrativos para a entidade.

Imagem
Home
​
​Projetos
Eventos 
​Apoiadores
Conteúdos
​
Olimpíadas. - Surf
​
Olimpíadas - Atletismo
Eventos
​Panorama 2019.1
Panorama 2019.2

Contato
inspersb@gmail.com
Insper, Rua Quatá, 300
Sobre
Missão, visão e compromisso
Áreas de atuação
​

Imagem
  • HOME
  • SOBRE
  • CONTEÚDOS
  • EVENTOS
  • CONTATO
  • PROCESSO SELETIVO
  • PANORAMA ESPORTIVO 2020.1